
INVENTÁRIO DE EMISSÕES ATMOSFÉRICAS
EMISSÕES ATMOSFÉRICAS | GASES DE EFEITO ESTUFA | POLUENTES TÓXICOS DO AR
INVENTÁRIO DE EMISSÕES ATMOSFÉRICAS
As estimativas de poluentes atmosféricos são de fundamental importância para o planejamento da qualidade do ar.
Na elaboração do inventário de fontes, e importante estimar as emissões de várias fontes, mesmo antes da operação incluindo caldeiras, fornalhas, fornos, torres de resfriamento, veículos, estradas, pilhas de armazenamento, lagoas de tratamento e processos industriais. O inventário de fontes inclui fatores de emissões específicos; mapeamento das emissões em relação a área e gera informações para a modelagem do transporte de poluentes e instruir o EDA Estudo de dispersão atmosférica.
O inventário permite uma quantificação das emissões dos poluentes e é utilizado para estimar os impactos causados. Nele são identificadas todas as fontes com potencial para produzir alterações significativas na qualidade do ar, o que permite a instalação, ou melhoria, de sistemas de controle de poluição. As fontes com baixo potencial de impacto são também identificadas, com isso, se justifica, ou não, a necessidade de monitoramento.
O inventario compreende as seguintes categorias:
poluentes regulamentados
gases de efeito estufa (GEE)
poluentes tóxicos do ar (PTA)
INVENTARIO DE POLUENTES REGULAMENTADOS
Os poluentes atmosféricos considerados no inventário deverão incluir, no mínimo: material particulado em suspensão (MPS) material particulado total (MP), material particulado menor que 10 µm (MP10), material particulado menor que 2,5 µm (MP2.5), dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOX), monóxido de carbono (CO) e compostos orgânicos voláteis (COV).
Devem ser consideradas as condições normais de operação, as paradas de plantas industriais, realização de obras ou outros eventos similares sejam inventariados e indicados como eventos fora das condições normais de operação.
De maneira a garantir que o inventário de emissões seja represntativo deverão consideradas as seguintes categorias de fontes, a saber: • Processos industriais; • Obras de construção civil; • Portos e aeroportos • Residenciais e comerciais; • Aterros de resíduos; • Distribuidoras e envasadoras de GLP; Postos de vendas e armazenamento de combustíveis; • Vias de tráfego de veículos (re-suspensão, escapamento, evaporativas, desgaste de vias, freios e pneus). • Estações de tratamento de efluentes.
Além destas categorias, deverá ser avaliado a existência de fontes de emissões atmosféricas específicas, como por exemplo, secadores de café em regiões rurais, o beneficiamento de rochas ou indústrias têxteis e moveleiras, entre outras.
Fontes identificadas de baixa relevância poderão ser excluídas mediante a justificativa adequada.
INVENTARIO DE GASES DE EFEITO ESTUFA (GEE)
É a totalização das emissões e processos de redução de GEE, respectivamente por fontes e processos antrópicos, O inventário de GEE elaborado segundo metodologia apropriada abrangendo um determinado período de tempo.
O inventário de GEE permite conhecer e fazer a gestão das emissões as empresas devem apresentar o Inventário de GEE anualmente, assim é possível planejar processos que garantam a eficiência econômica, energética ou operacional.
Emissões de escopo 1
São as emissões liberadas para a atmosfera como resultado direto das operações da própria empresa. Todos os combustíveis que produzem emissões de gases de efeito estufa devem ser incluídos no escopo 1 ( caldeiras e veículos).
Emissões de escopo 2
São as emissões indiretas, provenientes da energia elétrica adquirida para uso da própria companhia.
Emissões de escopo 3
São todas as emissões indiretas não incluídas no escopo 2 que ocorrem na cadeia de valor da empresa tanto a montante como a jusante, bem como o deslocamento de funcionários e viagens de negócios, além da destinação e tratamentos dos resíduos gerados nas operações.
INVENTARIO DE POLUENTES TOXICOS DO AR (PTA)
Poluente tóxico do Ar (PTA): Qualquer uma das substâncias químicas ou grupo de substâncias químicas com propriedades tóxicas, cancerígenas ou capazes de causas efeitos danosos à saúde humana.
EMISSÕES FUGITIVAS
Quantificação e o monitoramento dessas emissões com o mapeamento de emissões fugitivas de VOC (Compostos Orgânicos Voláteis), através do mapeamento de processo produtivo e rede de transporte de produtos;
Identificação de fontes pontuais, e não pontuais, múltiplas;
Medição de VOC e mapeamento das emissões atmosféricas fugitivas resultando no Relatório de Emissões Fugitivas e inventário de emissões.
Complexos químicos e petroquímicos são constituídos de um grande número de unidades de processos, e tanques, interligados por sistema de tubulações, bombas, válvulas e outros equipamentos que são fontes potenciais de emissões fugitivas. As emissões fugitivas, provenientes de plantas industriais, resultam em perdas de materiais com impacto para o ambiente e a sociedade.
Fazemos análise e interpretação de dados ambientais e inventário de fontes de emissões atmosféricas. Este inventário permite uma quantificação das emissões dos poluentes e é utilizado para estimar os impactos causados.
Nele são identificadas todas as fontes com potencial para produzir alterações significativas na qualidade do ar, o que permite a instalação, ou melhoria, de sistemas de controle de poluição.
As fontes com baixo potencial de impacto são também identificadas, com isso, se justifica, ou não, a necessidade de monitoramento.
REDUÇÃO DE EMISSÃO EM FONTES ESTACIONÁRIAS
É um estudo para redução de poluentes atmosféricos e compreende Avaliação de processos industriais, sistemas de controle de poluentes e captação de gases. Avaliação quanto à eficiência do equipamento de controle de poluição e sistemas de exaustão. Conhecimento dos sistemas de exaustão e controle de poluentes.
Evita perdas econômicas quanto a insumos e manutenção periódica.
Para conhecer mais sobre nossos serviços acesse: www.ecologica.com.br
Ou envie-nos um e-mail: ecologica@ecologica.com.br
Footer
Footer Nav Link (Active) – Set the color of the footer navigation links on hover.
Próximo | Home | Anterior
Product Styles
Product Image Auto Crop – determines whether product images fill the image area or fit within.